quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Nelson "Madiba" Mandela

Nelson Rohlihla Mandela faleceu dia 5 de dezembro. Para aqueles dias eu tinha uma viagem programada com minha família para a África do Sul. Era uma viagem já programada, para a formatura de um dos meus irmãos, em Cape Town (Cidade do Cabo), no dia 13. No dia 10 de dezembro saímos de Harare em direção à Johannesburg, onde naquele dia estava acontecendo o maior velório dedicado a Mandela.


Zimbabwe
Ouvi muito pouco sobre a morte do Mandela no Zimbabwe. Passava um pouco na TV, nas rádios e saiu na capa dos jornais que circulam em Harare. Mas só como notícia, o povo mesmo não falava muito. Na reunião do Rotary Club of Hunyani teve um minuto de silêncio em memoria ao Madiba.
Seguranças
África do Sul

Johannesburg
Ao chegar em Johannesburg, aí sim eu ouvi muito sobre a morte do Tata Madiba, assim carinhosamente chamado pelos sul africanos. Desde que eu cruzei a fronteira do Zimbabwe com a África do Sul no rádio só se falava sobre ele. Durante minha viagem até Johannesburg acompanhei pelo rádio todo o cerimonial à ele que estava acontecendo no estádio. Na cidade, em todos os lugares você via faixas, imagens dele em prédios. No principal canal de TV da África do Sul tinha a imagem dele no canto superior direito em todas as programações e em todo intervalo era feito uma homenagem. Na maioria das lojas tinha uma foto dele.


Cape Town
Da minha viagem até Cape Town nas rádios só escutava discursos dele, falas de presidentes dedicadas a ele e até narraram passo à passo do que aconteceu com ele no seu último dia de vida. Muitas faixas para ele em toda a cidade, imagens muito destacadas em comércios e prédios.


Formatura na University of Cape Town
Na formatura do meu irmão foi feita uma homenagem à ele por um dos homens mais ricos da África do Sul. O discurso teve que ser interrompido porque ele começou a chorar e não conseguia mais falar. Todos os seguranças usavam uma faixa preta no braço escrito Madiba. No salão onde foi feita a formatura estava cheio de fotos de momentos do Mandela e uma foto grande na entrada.

Entrada para a formatura
Memorial
Em Johannesburg fui ao Nelson Mandela Square onde está uma das estátuas do Mandela. Em frente à estátua foi realizado um memorial a ele. Muitas flores foram depositadas ali naqueles dias.

Memorial no Nelson Mandela Square
Eles amam e muito o Nelson Mandela e tem ele como um herói. Era muito normal ver pessoas usando camisetas com a figura dele estampada.

“Hamba kahle Madiba.” (Boa viagem Madiba)

Nenhum comentário:

Postar um comentário